terça-feira, 25 de maio de 2010

Nhoque de Leite da Cyntia




Quando era pequena minha mãe fazia o nhoque de leite e nós adorávamos, nem tínhamos o costume de comer o nhoque de batatas ou de mandioca. Na verdade só comia quando ia passear na casa de alguma amiga. O nhoque que eu cresci comendo foi este.
Depois que cresci fiquei metida na cozinha e comecei a fazer as variações do nhoque e acabamos esquecendo o da infância. Mas estes dias vendo a minha comunidade preferida vi que a amiga Cyntia postou uma receita que chamou a minha atenção, era o dito cujo do nhoque da minha mãe a tanto tempo esquecido, sabe que até me emocionei vendo aquela travessa de nhoque pela telinha do computador. Que engraçado, uma pessoa tão distante de mim, amiga apenas virtual, fazer lembrar da minha infância e da comida maravilhosa de minha mãe.
Então criei coragem e fui me aventuraar na cozinha e fazer o bendito. Como vai uma quantidade grande de farinha resolvi fazer somente um terço da receita e mesmo assim rendeu muito bem. Deu um refratário médio. Ficou maravilhoso, sem comentários.


nhoque de leite


1 litro de água
1 litro de leite
300 grs de margarina sem sal
1 colher (sopa) de sal
1 1/2 kilo de farinha de trigo
3 ovos inteiros
+ umas 3 colheres (sopa) de margarina

Coloque numa panela, a agua, leite, as 300 grs de margarina e o sal, assim que ferver, despeje a farinha de trigo, como se fosse fazer uma massa de salgado. Mexa bastante até virar uma bola e que desgrude da panela. Despeje na sua bancada, aguarde amornar, e quebre os ovos no centro. Sove bastante, vira uma meleca, mas sove, e vá colocando as 3 colheres de margarina nas mãos para ajudar à não grudar. Tem que sovar até que ela fique lisa e não grude mais. Faça os rolinhos, corte os nhoques, e vá colocando num recipiente grande, com 1 fiozinho de óleo para que nao grudem.
Esta receita rende +ou- 3,800 ou 4 kilos de nhoque pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog