quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os Waltons

Vamos matar só um poquinho da nossa saudade. Quem não se lembra do boa noite John Boy? como eu adorava assistir a este seriado que passsava na tv na década de  70.
O programa narrava, sob a ótica do filho mais velho (17 anos) John Boy (Richard Thomas), as aventuras e desventuras da família do título, formada pelo patriarca Sr. John Walton (Ralph Waite), sua esposa Olivia `Livie´ Walton (Michael Learned) e seus sete filhos: John Boy, Jason (Jon Walmsley), Mary Ellen (Judy Norton-Taylor), Erin (Mary Beth), Ben (Eric Scott), Jim Bob (David W. Harper) e Elizabeth (Kami Cotler), que sobreviviam apenas com o dinheiro ganho na serraria localizada na Montanha Walton em Virginia, mantida por John Walton, Vovó Esther e Vovô Zeb.
Mesmo com toda a pobreza e as dificuldades que a família encontrava ao longo dos episódios, eles lutavam com muita união e conservavam grandes sonhos. John Boy, por exemplo, desejava ir para a faculdade e se tornar um grande romancista. Além dos personagens principais a série era recheada de outros bem carismáticos como Ike Godsey (Joe Conley) o proprietário do armazém local, o Xerife Bridges (John Crawford) e as Senhoritas Mamie (Helen Kleeb) e Emily Baldwin (Mary Jackson), duas irmãs completamente excêntricas.
Os executivos da Lorimar Television trabalharam para enfatizar dois pontos na série: o local onde a história se passava (as montanhas Blue Ridge) e o período em que ela ocorria (a grande depressão), com isso, eles conseguiram transmitir ao público exatamente o clima que buscavam, uma nostalgia e sentimentalismo muito fortes, apoiados pela trilha sonora sempre exuberante de Jerry Goldsmith. Dessa forma, foi possível tratar de assuntos como crescimento dos filhos, namoro, casamento, escola, universidade, emprego, nascimento, envelhecimento, doença e morte, com mais seriedade e dramaticidade.
Uma das coisas tristes da série, principalmente para os fãs, é que o elenco principal mudou muito ou esteve ausente durante a exibição de Os Waltons. John Boy, por exemplo, que era um personagem chave dentro da série, foi interpretado até 1977 pelo ator Richard Thomas, quando foi substituído por Robert Wightman; Elle Corby foi obrigada a sair da série em 1979 depois que sofreu um acidente; já o ator Will Geer faleceu em 1978, com isso seu personagem, o Vovô Zeb, também teve que morrer na série; John Ritter que interpretava o personagem do Reverendo Matthew Fordwick também deixou o programa mais cedo, sua ausência foi explicada com a ida do Reverendo para o exército.
Agora vem meu filho de 17 anos e me diz que tem seriados bons na tv, pena ele não ter visto e vivido nas noites a emoção de ver os Waltons.

3 comentários:

  1. MAp...agora tu me apurou...num lembro não! kkkkkkkkkkkkk sera q nao é do meu tempo????

    amiga to aproveitando e passando pra pedir um votinho seu pra um concurso la no blog, se puder ajudar é claro...

    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Anita que pena que vc não tenha assistido era uma preciosidade, quem é da minha idade pode comprovar o que estou dizendo. Adorava os Waltons não perdia um único dia sequer.

    ResponderExcluir
  3. Não Tem Preço.
    Um dia, um menino andando pelo mundo encontrou um tronco de madeira que não servia para nada, destruido pelo tempo sol, chuva, vento frio, etc.Mesmo assim pegou aquele tronco e começou lapidar e foi lapidando até que deu forma e ali estava um lindo barquinho.Ele pegou aquele barquinho e começou brincar na praia, de repente, veio uma forte onda e o barquinho foi se perdendo no mar, o menino gritava:- barquinho volta por favor não me deixa; barquinho volta pra mim.Ele começou chorar quanto mais gritava mais longe ficava do barquinho, até que ele se perdeu por completo.O menino ficou tão triste e o seu pai lhe perguntou: o que ouve meu filho?- pai, eu fiz um barqhinho mas ele se perdeu de mim.o Pai vendo a tristeza de seu filho o levou para lugares lindos e lhe disse: - filho tudo o que vc quizer eu posso te dar não chore mais ,olhou para o pai soluçando disse eu sei meu pai, mas, só quero meu barquinho de volta.Foi ai que ele deu um grito meu barquinho, lá papai, preso atrás daquela vitrine é o meu barquinho! O pai do menino aproximou e disse: - ei quanto vale esta obra? aquele personagem sorriu e disse: - esta obra não tem preço! O menino ficou feliz e falou olha pai eu posso pagar este valor! O mercador retrucou com o menino: - vc vai pagar com o teu sangue por isso ai? Ele pagou o preço pegou o barquinho apertou em teus braços e disse: - barquinho meu barquinho sempre te amei mas agora te amo muito mais primeiro te amei porque te fiz agora te amo porque te comprei! Não vou comentar, vc sabe quem são os personagens desta ilustração ? Ok então vc sabe o seu valor!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog